quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Técnica - Desenho em uma linha só (Pablo Picasso)

 Picasso em uma só linha é um livro de rara beleza, contendo desenhos em “linha única”, caracterizados pela fluidez do movimento, a aparente simplicidade e despojamento gráfico deste genial artista, considerado o maior do século XX, dominando praticamente todos os instrumentos de expressão das artes visuais: pintura, escultura, gravura e cerâmica.
            Os desenhos apresentados se compõem de uma linha contínua sinuosa, onde o artista apoiava o lápis, caneta, nanquim ou crayon no papel e não o retirava até a imagem estar completa. Traçava-os provavelmente para seu próprio divertimento e mesmo assim guardou-os, como todos seus outros trabalhos em papel, preservados no Museu Picasso de Paris.
            Espontâneos e livres, essas representações mostram a força de expressão da linha, que muito me inspirou na elaboração de meus próprios desenhos de impulso.
            O que é fascinante no desenho é o alto nível de abstração e a capacidade de transmitir grande quantidade de informação com um mínimo de recursos.

            Como dizia Picasso: “desenhar não é brincadeira. Uma única linha poder representar um ser vivo é coisa muito séria e misteriosa”. 

Seguem sugestões

Fontes:
Imagens:
http://brunoost.blogspot.com.br/search?q=uma+linha

Texto:

http://mariza.arteblog.com.br/942133/LIVRO-PICASSO-EM-UMA-SO-LINHA-05-de-maio-de-2013/












4 comentários:

  1. De quem é a autoria da bruxa com uma linha só? Pelo texto parece que se trata de autoria do Pablo Picasso mas é a primeira vez que estou vendo este desenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de Picasso também, procura no google "bruxa com uma linha só Picasso" (ou algo parecido) que você acha.

      Excluir
  2. Alguém sabe qual é o nome da obra da abóbora?

    ResponderExcluir
  3. obrigado por essa merda

    ResponderExcluir